O jovem Wellyson de Oliveira Pereira mora atualmente em Juiz de Fora, mas sua família é proveniente da pequena cidade de Argirita. A grande incentivadora da carreira esportiva de Wellyson é sua mãe Aparecida.
Aparecida conta que seu filho começou a se interessar pela corrida aos 13 anos, quando conheceu o projeto da grande campeã Viviany Anderson, que é sua atual professora/treinadora. Viviany foi destaque do atletismo brasileiro em provas de longa distância, como as maratonas.
O jovem que atualmente está com 15 anos de idade, quis fazer parte da turma de atletismoe logo pegou gosto pela prática esportiva. Sua mãe conta também que depois que Wellyson entrou no projeto social não quis mais sair. Ele têm aulas e treinos três vezes por semana e as vezes aos finais de semana.
O jovem atleta além de treinar com a professora Viviany, também treina por conta própria. Os custos extras são arcados por sua família, já que não possui patrocinador.
Entretanto, mesmo sem um patrocinador oficial, Wellyson tem se destacado nos eventos esportivos que disputou. Começou, de fato, a disputaras corridas no início de 2019 e foi exatamente nesse ano que ficou em primeiro lugar no ranking adolescente de corrida da cidade de Juiz de Fora. Uma grande conquista!
Wellyson disputou corridas também em diversas cidades da região como Goianá, Tiradentes, Coronel Pacheco, Cataguases e Piraúba.
Com a pandemia, sem poder ter encontros presenciais para treinar e com a suspensão das provas de corridas, ele permaneceu treinando de casa e tendo acompanhamento físico através da prática regular de exercícios.
Desde 2020, ele participa das corridas virtuais, se destacando como uma grande promessa do esporte regional.